Shitaki


Propriedades medicinais do Shiitake

As propriedades medicinais do shiitake são conhecidas há muito tempo, na milenar medicina oriental é conhecido como "elixir da vida" por suas qualidades no combate a inúmeras doenças, e um importante fator de longevidade. É considerado também um importante afrodisíaco. Muitas dessas propriedades terapêuticas foram comprovadas após inúmeros estudos de cientistas de todo o planeta, mas principalmente do Japão e Estados Unidos.
É um alimento rico em proteínas, possuindo de 10% a 29% de seu peso seco; aminoácidos essenciais; contém as vitaminas E, B, C e D; e os sais minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio. Além de conter fibras dietéticas que auxiliam na digestão, contém baixo níveis de açúcar e gorduras, é portanto, a receita ideal para dietas por ser muito gostoso, e conter baixas calorias.

Com as recentes pesquisas que comprovarão ser o shiitake um regulador da taxa de colesterol no sangue, inibidor ao desenvolvimento de células câncerosas, combate inúmeras doenças causadas por vírus, bactérias ou outros fungos.


Um cogumelo comestível que apresenta as propriedades terapêuticas de um cogumelo medicinal. O Shiitake é cultivado a aproximadamente 800 anos pelos orientais, destacando dos outros cogumelos devido ao seu alto teor em vitaminas e substâncias, que fortalecem o sistema imunológico. No mercado mundial, o Shiitake detém o segundo lugar. O Shiitake é um fungo e seu cultivo é em toras ou substratos à base de serragem de madeira.
Com sabor característico e muito usado na culinária chinesa e japonesa, o shiitake pode ser consumido de versas formas. Risotos, saladas, pizzas, diversos tipos de molhos, grelhados, estrogonofe são algumas das possibilidades de preparo com o cogumelo.
Ele pode ser preparado inteiro ou somente com a parte de cima, por ser mais difícil de cozinhar, os talos podem ser usados em patês. a iguaria apresenta-se in natura (fresco) ou desidratado. "O desidratado de sabor mais acentuado é usado em molhos. o fresco rende mais.