Para uma vida menos salgada inclua ervas




Diminuir o sal nas preparações não é sinônimo de comida sem gosto. Para isto, as ervas são excelentes aliadas, pois são aromáticas e saborosas. Basta variar as ervas adicionadas como: estragão, orégano, sálvia, alecrim, tomilho, manjericão, salsinha e cebolinha.
Como evitar o consumo excessivo de sal
Além de não exagerar no sal no preparo dos alimentos, é preciso cuidado com os alimentos industrializados (até os doces, balas, bolos e biscoitos) que incluem esse tempero de forma camuflada. O melhor é conferir a composição na embalagem e preferir alimentos e temperos naturais.
o Não acrescente sal aos alimentos já prontos.
o Nunca tenha um saleiro à mesa.
o Evite conservas e enlatados como picles, azeitona, aspargo, patês e palmito.
o Prefira alimentos frescos em vez dos processados.
o Evite o aditivo glutamato monossódico utilizado em alguns condimentos e nas sopas pré-preparadas.
o Dê preferência ao queijo branco ou ricota sem sal a outros tipos de queijo.
o Evite salgadinhos para aperitivo com adição de sal, como batata frita, amendoim e tantos outros.
o Evite embutidos (lingüiça, salsicha, mortadela, presunto, salame).
o Substitutos do sal ou sal diet podem ser úteis para algumas pessoas, mas só devem ser consumidos sob orientação médica ou de nutricionistas.

Uma vida menos salgada


O maior problema do sal está no sódio, presente também em muitos produtos industrializados. Saiba as conseqüências do consumo exagerado de sal e alguns truques para evitá-lo.

Há muito tempo ouvimos os médicos dizerem que reduzir a ingestão de sal previne doenças do coração, principalmente a pressão alta (hipertensão). Na maioria dos casos de hipertensão, somente a redução do sal na comida não é suficiente, mas que ajuda, ajuda.
Qual o problema do sal?
O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio e o problema está no sódio e não no cloreto. Sabe-se que o sal de mesa tem 40% de sódio, mas ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos diariamente, como pães, queijos, cereais, bolachas, enlatados, etc.
Por que o sal faz mal para quem tem pressão alta?
A elevada ingestão de cloreto de sódio (sal de cozinha) faz o organismo reter mais líquidos e aumentar de volume, podendo levar ao aumento da pressão sangüínea e causar a hipertensão, responsável por infarto e acidente vascular cerebral. O consumo excessivo de sal pode também afetar os rins.

O sódio retém líquido?
Nosso organismo utiliza uma série de recursos para manter o equilíbrio dos líquidos do corpo. Quando os níveis de sódio ficam altos no sangue, ocorre a liberação de alguns hormônios resultando na retenção de líquidos. Esse efeito pode aumentar o volume de sangue circulante e sobrecarregar o coração, elevando a pressão arterial. Pessoas que sofrem de hipertensão se beneficiam claramente da redução da ingestão de sal e sódio. Bons hábitos alimentares também auxiliam no controle da pressão arterial, como ingerir mais fibras e menos alimentos ricos em gordura animal saturada. Alimentos ricos em cálcio também contribuem para o bom controle da pressão arterial.

Fonte:site Terra.

3 Dietas que podem resolver sua vida


Fazer uma dieta é algo importante para a saúde , principalmente se você estiver acima do peso, mas não pode ser restritiva e sim de reeduca;cão alimentar. Ah! E não pense que se você é magrinho (a) que não precisa fazer nada, porque há muitos magros(as) com índices de colesterol altíssimos .

O primeiro passo é quando ir ao super mercado evitar colocar no carrinho alimentos industrializados, comprando mais frutas e verduras, sempre fazendo trocas inteligentes como cereais refinados por cereais integrais,cerveja por vinho, pratos gordurosos e frituras por grelhados,sopas e saladas,refrigerantes por sucos. Pensar na quantidade de gordura,açucares,sal e carboidrato ingeridos é um passo importante para estar saudável e longe das enfermidades.


Conheço três dietas: a Dieta dos Pontos, a Dieta do Abdômen e a Dieta Mediterrânea.
A primeira é ótima para começar, dentro de um mês você verá resultados para continuar recomendo a Dieta do Abdômen ela funciona mesmo. E ao final quando seu objetivo for alcançado procure uma boa alimentação e aprenda as delicias do Mediterrâneo com a "Dieta Mediterrânea! ,mas seja livre e alimente bem. Por exemplo, uma vez ou outra um sanduíche não é uma heresia se você buscar alimentar de forma consciente sempre.

Piramide da dieta mediterranea.